• BARRA MANSA - BARRA MANSA | Ano Bom

    24 3028-8009 | 24 99829-6533

  • Volta Redonda - VOLTA REDONDA | Retiro

    (24) 3347-0373 | (24) 99987-7614

  • Resende - RESENDE | Centro

    (24) 3032-1841 | (24) 99867-9219

  • Dicas e Novidades

    24 de Fevereiro Entenda a diferença entre verniz baixo sólido, médio sólido e auto sólido

    Entenda a diferença entre verniz baixo sólido, médio sólido e auto sólido

    verniz automotivo é um importante produto utilizado na pintura em geral. Tem por finalidade proporcionar brilho à base e proteção à superfície. Há vários tipos de vernizes no mercado, cada um para superfícies e objetivos diferentes. Aqui comentaremos sobre as diferenças entre os que são mais utilizados para pintura de veículos: o acrílico e o poliuretano.

    Primeiramente, precisamos explicar o que são sólidos. O verniz, assim como a tinta, é uma preparação, o que significa que há uma mistura de vários insumos na sua produção. A combinação dos elementos sólidos e voláteis define as propriedades de resistências químicas, mecânicas e de intemperismo do verniz, bem como o tipo de aplicação e custo do produto final. Ou seja: um verniz de baixo sólido será um produto menos resistente, com acabamento que pode não durar tantos dias, e assim por diante.

    Agora que você já sabe o que é um sólido, podemos falar sobre os diferentes tipos de verniz para entender de vez a diferença entre verniz baixo sólido, médio sólido e alto sólido:

    Verniz automotivo acrílico – baixo sólido

    Muito utilizado para reparos rápidos, o verniz acrílico é um verniz monocomponente de baixo sólidos, ou seja, não precisa de catalisador. Tem a secagem rápida e resistências bem limitadas. Embora mais barato, seu uso é bastante questionável, devido à perda intensa do brilho em poucos dias.

    Verniz automotivo poliuretano – médio sólido

    Mais famoso no mercado, esse verniz pu é um bicomponente. A reação do verniz com o catalisador é o que proporciona a secagem, portanto, um pouco mais demorada que a secagem do acrílico. Sua resistência também é maior a químicos e leves abrasões, assim, a perda do brilho é bem menor que no acrílico.

    Verniz automotivo poliuretano – alto sólidos

    O teor de sólidos deste verniz automotivo é bastante superior aos outros dois tipos. Também é um verniz bicomponente, claro, e por seu alto teor de sólidos, possui alta resistência química, mecânica e às intempéries, além de brilho espelhado por pelo menos cinco anos (se corretamente preparado) e um excelente rendimento, o que o torna sua utilização ainda mais benéfica.

    Compartilhe nas redes sociais: